sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

QSIMPLES 2019 - BALANÇO E PERSPECTIVAS







Nota (pessoal) Introdutória

Sempre advoguei que as empresas, independentemente da sua dimensão ou natureza, são entidades que ocupam o domínio público, como tal devem fazer um esforço de comunicar regularmente, de forma aberta e acessível, os seus resultados e desempenhos. Aliás, como já existe consagrado: das obrigações legais de comunicação e registo de atas às alterações societárias, relatórios de contas ...

A QSIMPLES é uma pequena empresa, ainda no domínio das "startups" e com uma amplitude geográfica limitada. Não obstante, entendo ser nossa responsabilidade, comunicar o os resultados, balanços e perspectivas da empresa, independentemente de o tema só ser minimamente relevante para um grupo restrito de pessoas: colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes ... Só assim poderemos almejar uma relação de transparência e confiança com todos os que connosco se relacionam.


2019 - OVERVIEW

Um ano positivo. Consolidação da carteira de clientes, afirmação do modelo organizacional, baseado na lógica das sociedades de advogados e de consultoria (sócios e associados) e integração da unidade de turismo na estrutura organizacional.

2019 foi também o ano de conclusão do primeiro ciclo estratégico  de 3 anos (2016-2019) no sector da energia, ganhos de know-how e experiência, validação de projectos de desenvolvimento e, sobretudo, validação de premissas para um novo ciclo.

A afirmação da QSIMPLES enquanto operador de referência no segmento das PME´s, a consciência da importância do mercado de proximidade (local e regional), são ganhos de valor e identidade.

Importa absolutamente reflectir, porque não menos importante, sobre os resultados económicos e financeiros. Somos uma empresa financiada por capitais próprios, e assim queremos continuar. Conseguimos, ainda, nos últimos meses do ano, solucionar alguns desfasamentos relevantes de fluxos de tesouraria. Atingimos o equilíbrio operacional (break-even) e alguma margem para investimento e/ou constituição de reservas.


NÃO ESTIVEMOS "SEMPRE BEM EM 2019"

Gostaria de poder dizer que fomos "imaculados", que cumprimos todos os nossos objectivos e que resolvemos todos os problemas... infelizmente assim não é:

- Persistiram as dificuldades em estruturar uma rede comercial e/ou um canal de distribuição consistente. Os resultados da rede, quer ao nível da captação, quer da produção ou da qualidade e dos resultados económicos, foram claramente insuficientes e muito abaixo das expectativas.

- De igual modo, com uma honrosa excepção (a EASY-HOST) foi irrelevante o desempenho e contributo do canal "PROTOCOLOS & PARCERIAS".

- Menos bom, foi também a aposta nos serviços diversificados para clientes particulares. Em sim mesmo, a proposta de valor foi bem acolhida por alguns clientes aderentes ao conceito de um prestador único, mas não teve a "quantidade de procura" desejada.


2019 -  O "ASSIM A ASSIM"

"Assim a Assim" são áreas de actuação que exigem respostas imediatas:

a) Rentabilização da carteira de clientes de energia - muito empenho, alocação de horas/serviço e uma rentabilização dos clientes particulares sofrível.

b) Excelente venda-cruzada entre clientes de energia com clientes de seguros, mas uma deficiente conversão de clientes de seguros em clientes "energia".

c) Resultados de exploração menos bons em alguns clientes da marca "SÓNIA PEREIRA-CAMAREIRAS", indiciando a necessidade de elevação de preços e melhor gestão dos serviços e fornecimentos.


2019 -  ACIMA DAS EXPECTATIVAS

a) O crescimento da área de negócio TURISMO, com a marca SÓNIA PEREIRA CAMAREIRAS a implantar-se com sucesso e resultados no mercado.

b) O desenvolvimento de um programa de formação de "CAMAREIRAS - ALOJAMENTO LOCAL", único no mercado.

c) A consolidação da área de seguros, com destaque para a carteira empresarial.

d) O desenvolvimento de um modelo de gestão de sinistros de Acidentes de Trabalho, com acompanhamento do sinistrado em tempo real, e um programa de minimização da sinistralidade laboral.

e) A conclusão do projecto "Energias Renováveis" e o seu lançamento antecipado no mercado.


CONCLUSÃO

Um ano de trabalho intenso, com alterações cirúrgicas, mas estruturantes.

Parabéns a toda a equipa! Sem esquecer aqueles que, ainda que tenha optado por outros projecto profissionais, contribuíram para os resultados alcançados em 2019.

Um feliz 2020, e que seja o começar de uma década de muito sucesso e proficuidade para todos.


Nuno Nogueira da Silva
(managing partner)
nunonogueira@qsimples.pt

03.01.2020