segunda-feira, 21 de agosto de 2023

FORMATOS ALTERNATIVOS DE TURISMO


 



21.08.2023

FORMATOS ALTERNATIVOS DE TURISMO

Blog, LINKEDIN e Facebook

 

 

Enquadrado no balanceamento entre os meus temas de interesse pessoal e as atividades económicas de interesse para a empresa, tenho dedicado atenção aos formatos alternativos, complementares e emergentes de turismo em Portugal.

 



Turismo de Natureza, o Caravanismo, pequenos Resorts e Eco-Resorts, Lagos de Montanha e Praias Fluviais e até mesmo o Naturismo, parecem estar a ganhar um protagonismo e relevância crescente.

Está aberto “espaço” para a requalificação e desenvolvimento da rede nacional de parques de campismo, para um novo fôlego às unidades de turismo rural (desde que enquadrem os seus espaços neste novos formatos de procura turística).

 


Em paralelo surgem oportunidades de investimento nestes segmentos de mercado, uma janela de oportunidade para mover os fluxos de investimento (turístico), muito concentrados nos grandes centros urbanos, para as periferias, para o interior do país e para zonas costeiras tradicionalmente fora do outlook dos investidores. Estes investimentos são menos exigentes em intensidade de capital e contexto regulatório, mas mais necessitados de qualificação, de marketing e de organização cooperativa/colaborativa entre os vários agentes e players de mercado.

 

Do ponto de vista estratégico, significa diversificar os mercados de captação, aumentar a duração média das estadias, redistribuir os fluxos turísticos, fixar mais valor acrescentado e dar importantes contributos para as pequenas economias locais.

 

Existe um árduo trabalho a realizar, nomeadamente na integração da oferta, na visibilidade e acessibilidade da mesma, na facilitação dos processos de “booking” e s sobretudo na qualificação das unidades turísticas.

Pedem-se novos projetos e reestruturação-readaptação dos existentes.

Da nossa parte estamos atentos e interessados no desenvolvimento, gestão e exploração de projetos que se enquadrem nestes novos formatos de turismo.


Nuno Nogueira da Silva

+351 929257695 | qs.nunonogueira@qsimples.pt