sexta-feira, 19 de novembro de 2021

SEGUROS DE CAPITAL(ização) FAZEM SENTIDO?

 


    Fizeram-me recente esta pergunta à respondi: "Claro que sim".



O setor financeiro em Portugal e na Europa sofreu nos últimos anos um processo de reorganização e clarificação. "Perimetraram-se" as atividades do mercado de capitais, da bando e dos seguros e fundo de pensões. A retoma da normalidade económica, não só pós COVID, mas também pós a grave crise financeira mundial, cria a necessidade de instrumentos de alocação de capital e os seguros de capital são um desses instrumentos.



Comecemos pelo princípio: os seguros de capital são, isso mesmo, o que o nome indica - uma apólice pela qual a seguradora garante aos titulares do seu direito (tomador e/ou beneficiários) um determinado capital em um determinado momento futuro.

Tem risco? O risco é muito reduzido, já que não estão (por norma) diretamente subjacentes ativos financeiros ou de outra natureza, mas sim a solvabilidade da seguradora e as suas reservas técnicas obrigatórias. As seguradoras tendem a aplicar capitais em investimentos/ativos de baixo risco, como o mercado imobiliário, títulos e obrigações soberanas, etc ...

Sobre a rentabilidade: em primeiro importa sublinhar que a rentabilidade é uma condição que pode, ou não, estar adstrita ao contrato; em segundo, que tratando-se de um muito baixo risco não se esperam rentabilidades muito elevadas; por último, que o que importa essencialmente é garantir um determinado capital futuro.


As principais caraterísticas que tornam os seguros de capital um interessante instrumento financeiro:

a) A sua previsibilidade, sabemos exatamente quanto capital garantido dispomos no final e em cada "dia de vida" do contrato;

b) A sua facilidade de mobilização (resgate), que o torna um ativo de liquidez quase imediata;

c) A sua independência face a ciclos economico-financeiros.


Algumas das principais aplicações/funções dos seguros de capital:

  • Aplicação de reservas pessoais e planeamento de reforma
  • Poupança regular (por ex. mensal)
  • "Reservatório" de rendimentos prediais

Nas empresas:

  • Excedentes e reservas de tesouraria ou estratégicas
  • Planeamento de investimentos com fluxos financeiros diferidos no tempo
  • Employee benefits, prémios e complementos remuneratórios 


Sim, por um conjunto de características específicas, da qual sobressaem a segurança e previsibilidade, faz sentido que famílias e empresas enquadrem os seguros de capital nas suas opções de investimento e alocação de reservas.

 Nuno Nogueira da Silva
(managing partner)
19.11.2021

nunonogueira@qsimples.pt